Uma educação pra uma nova era

Com a mudança de paradigmas em várias esferas da sociedade, sabemos que outras alterações terão de vir junto. Uma delas diz respeito à escola, onde começamos a nos formar como seres humanos e onde é indispensável ganhar uma ideia mais real do que é o mundo. Pra isso nasceram as Steve Jobs Schoolssete escolas na Holanda com uma proposta de aprendizado inovadora e voltada para o futuro.

Sob o lema “Educação para uma nova Era”, o que estas escolas fazem é preparar os alunos para os desafios do século XXI e para a fase altamente digitalizada dessa era. Aproveitando alguns métodos tradicionais, as Steve Jobs Schools reinventam o espaço, a estrutura e o funcionamento da escola.

O papel do professor muda, funcionando como uma espécie de orientador, com mais autonomia e mais flexibilidade pras crianças (o que não significa menos responsabilidade), as ferramentas são mais avançadas, os métodos de avaliação são diferentes e a própria configuração da sala de aula muda em relação à escola tradicional. Aqui, em vez de salas fechadas, existem amplos salões, onde as crianças são incentivadas a interagir e onde é possível juntar o uso de um iPad à prática de um esporte ou jogo ao ar livre. Os alunos são divididos em dois grupos: dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12.

O foco na inovação passa muito por um uso cada vez mais comum do iPad – cada aluno tem um e pode usá-lo dentro e fora da escola. O vídeo abaixo, em inglês, mostra um pouco de tudo isso, veja só:

1 2 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Anúncios